Irã x EUA | Dicas de Apostas, Prognóstico e Odds 29-11-2022 (Jogo do Dia)

Irã x EUA - Palpite, Prognóstico e Transmissão da Copa do Mundo do Catar de 2022 - 29/11
Team 1 Logo WDWLW
29.11.2022 Estádio Al Thumama - Transmissão pela TV Globo, SporTV e GloboPlay 16:00 BR
Team 2 Logo DDDLD
Melhor dica: Mais que 2,5 gols 2,10 Visitar bet365

As seleções de Irã e Estados Unidos decidem nesta terça-feira, 29 de novembro, sua sobrevivência na Copa do Mundo do Catar 2022. Terão seus caminhos cruzado no estádio Al Thumama a partir das 16h (horário de Brasília) em confronto que faz parte da programação da terceira rodada da fase de grupos do Mundial. É a última jornada da etapa inicial da competição. Estão na chave B, que conta também com País de Gales e Inglaterra, equipes que vão se enfrentar no mesmo horário. 

Todas as seleções têm condições chegaram à jornada final com condições de classificação. A Inglaterra lidera a tabela de classificação com quatro pontos acumulados nas duas jornadas iniciais. Os iranianos estão na segunda colocação com três. Os norte-americanos aparecem a seguir com dois. Os galeses, com um ponto, seguram a lanterna.

Irã tem boa chance de avançar com empate

Embora entre em campo dentro da zona de classificação para as oitavas de final, a seleção iraniana precisa da vitória para não depender de qualquer outro resultado para avançar para o estágio seguinte da Copa do Mundo do Catar de 2022. Atingiria, dessa maneira, seis pontos e teria ao menos a segunda colocação assegura, embora também pudesse ficar com o primeiro posto. Nas oitavas de final, os times do grupo B vão cruzar com as equipes da chave A, que tem Holanda, Senegal e Equador brigando pelas duas vagas.  O campeão de um grupo pega o vice do outro.

Entretanto, existe uma boa possibilidade de que os iranianos possam avançar até mesmo com o empate. A igualdade os deixaria com quatro pontos e, naturalmente, tiraria a seleção dos Estados Unidos do caminho. Não permitiria ultrapassar a Inglaterra. Nesse cenário, seria preciso torcer para que a equipe de País de Gales não superasse o English Team. Não é exatamente um resultado difícil. Pelo contrário.

Vitória é obrigatória para norte-americanos

No caso da seleção dos Estados Unidos, a situação em relação à classificação para as oitavas de final é bem mais simples. Independe de qualquer outro resultado. Empate ou derrota diante do Irã faz com que os jogadores arrumem as malas e voltam para a casa. Só o sucesso diante dos iranianos permitirá que sigam na disputa pelo título da Copa do Mundo do Catar de 2022. Entretanto, a equipe ainda não venceu até agora.

Na estreia, até chegou a sair em vantagem no confronto com País de Gales. Weah, aos 36 minutos da etapa inicial, recebeu passe de Pulisic e colocou a bola no fundo da rede. Foi a única finalização certa dos Estados Unidos no confronto. Fruto do domínio que tiveram na primeira metade do confronto. Na fase final, entretanto, foram acuados pelos galeses, que acabaram decretando a igualdade, por 1 a 1, graças ao pênalti executado por Gareth Bale aos 38 minutos.

Contra ingleses, EUA não saem do 0 a 0

Na partida de sexta-feira, 25 de novembro, contra a Inglaterra, faltou ambição das duas equipes na busca pela vitória. Ambas pareceram satisfeitas em manter o 0 a 0 no marcador. Os norte-americanos até ficaram mais tempo com o controle da pelota (55%). Entretanto, foram os ingleses que desenvolveram maior número de oportunidades para disparo (10 a 8). Apesar de contar com atacantes bem mais qualificados, o English Team, todavia, foi inferior no índice de tiros no alvo (2 a 3).

Para os Estados Unidos, que tem a segunda seleção com média de idade mais baixa da Copa do Mundo do Catar (25,6 anos), o torneio é utilizado como plataforma visando 2026, quando ao lado de Canadá e Canadá, será um dos países sedes do próximo Mundial. A esperança é de que a geração atual esteja amadurecida e pronta para apresentar desempenho e resultados melhores em solo norte-americano.

Iranianos superam galeses com gols nos acréscimos

Os iranianos, ao contrário, estão provavelmente vivenciando o último Mundial de uma geração.  A seleção tem a média de idade mais alta do torneio (29,4 anos) e pela terceira copa do mundo seguida é dirigida pelo português Carlos Queiróz. Talvez isso explique a recuperação conseguida depois da desastrosa estreia diante da Inglaterra. Apanhou por 6 a 2. Na sexta-feira, 25 de novembro, superou País de Gales por 2 a 0.

A seleção do Irã foi melhor na partida. Ainda que tivesse ficado bem menos com a bola (38%), criou mais que o dobro de oportunidades para finalização (21 a 10) e liderou o índice de tiros no alvo (6 a 3). Entretanto, só foi conseguir marcar nos acréscimos da fase final, quando se encontrava em superioridade numérica. O goleiro Wayne Hennessey foi expulso aos 41 minutos do segundo tempo. Os tentos foram assinalados por Cheshmi aos 53 minutos e Rezaeian, três minutos depois.

Os convocados do Irã para o Mundial

  • Goleiros: Alireza Beiranvand (Persépolis), Amir Abedzadeh (Ponferradina), Seyed Hossein Hosseini (Esteghlal), Payam Niazmand (Sepahan);
  • Defensores: Ehsan Hajsafi (AEK Atenas), Morteza Pouraliganji (Persépolis), Ramin Rezaeian (Sepahan), Milad Mohammadi (AEK Atenas), Hossein Kanaanizadegan (Al Ahli), Shojae Khalilzadeh (Al Ahli), Sadegh Moharrami (Dinamo Zagreb), Rouzbeh Cheshmi (Esteghlal), Majid Hosseini (Kayserispor), Abolfazl Jalali (Esteghlal);
  • Meias: Ahmad Noorollahi (Shabab Al Ahli), Saman Ghoddos (Brentford), Vahid Amiri (Persepolis), Saeid Ezatolahi (Vejle), Alireza Jahanbakhsh (Feyenoord), Mehdi Torabi (Persepolis), Ali Gholizadeh (Charleroi), Ali Karimi (Kayserispor);
  • Atacantes: Karim Ansarifard (Omonia Nicosia), Sardar Azmoun (Bayer Leverkusen), Mehdi Taremi (Porto).

Os convocados dos Estados Unidos para a Copa

  • Goleiros: Horvarth (Luton Town), Johnson (New York City) e Turner (Arsenal);
  • Defensores: Carter-Vickers (Celtic), Dest (Milan), Long (New York Red Bulls), Moore (Nashville), Ream (Fulham), Robinson (Fulham), Scally (Borussia Mönchengladbach), Yedlin (Inter Miami) e Zimmerman (Nashville);
  • Meias: Aaronson (Leeds), Acosta (Los Angeles FC), Adams (Leeds), De la Torre (Celta de Vigo), McKennie (Juventus), Musah (Valencia) e Roldan (Seattle Sounders);
  • Atacantes: Ferreira (Dallas), Morris (Seattle Sounders), Pulisic (Chelsea), Reyna (Borussia Dortmund), Sargent (Norwich), Weah (Lille) e Wright (Antalyaspor).

Como joga a seleção do Irã

Depois da derrota para a Inglaterra na estreia, quando atuou de maneira bastante defensiva no início e só depois que sofreu os gols assumiu uma postura mais agressiva, a equipe do Irã foi bem mais incisiva desde o início do jogo contra País de Gales. Diante dos Estados Unidos, duelo em que muito provavelmente o empate poderá ser suficiente para levá-la até as oitavas de final, deverá dar um passo atrás. Porém, isso não deve significar mudança de nomes nem mesmo de tática, apenas de postura. Carlos Queiróz deve o time com duas linhas de quatro (defesa e meio-campo) e dois atacantes. O provável time para o encontro é: Hossein Hosseini; Mohammadi, Pouraliganji, Majid Hosseini e Rezaeian; Gholizadeh, Nourollahi , Ezatolahi  e Hajsafi; Taremi e Azmoun.

Como joga a seleção dos Estados Unidos

Greegg Berhalter montou a equipe norte-americana com quatro defensores, três meias e três atacantes diante da Inglaterra e nem por isso o time foi ofensivo. Ficou muito tempo com a bola, mas mostrou pouca objetividade no desenvolvimento de jogadas ofensivas. Tratou a posse da pelota muitas vezes de maneira defensiva. Ou seja, apenas para evitar que o rival atacasse. Diante dos iranianos e da necessidade de vencer é de se esperar que coloque um pouco mais de velocidade no jogo mesmo sem mudar o sistema tático ou a escalação. O provável time para o encontro é Turner; Dest, Zimmerman, Ream e Robinson; Adams, McKennie e Musah; Pulisic, Weah e Wright.

Estratégias: qual a tática de cada time para o encontro?

O jogo se transformou em partida eliminatória. Em desvantagem, caberá aos Estados Unidos adotar uma postura mais agressiva, o que pode abrir aos iranianos oportunidades para contra-ataque.

Prognóstico e palpite para a partida: Irã – Estados Unidos (29.11.2022)

Essa configuração abre a possibilidade de indicar o palpite em que haverá mais de 2,5 gols no confronto.

Melhor dica: Mais que 2,5 gols 2,10 Visitar bet365