Assim como acontece com a Champions League, mais importante competição de clubes do planeta, a Europa League, essa espécie de segunda divisão continental, também ganhou um novo formato a partir de sua versão 2024/2025.
A Liga Europa está completando 54 anos. Nesse período, adotou nomes diferentes. A marca Uefa Europa League foi adotada há 16 anos. O torneio ganhou maior número de participantes. Em vez de 32 clubes, como era até a temporada 2023/2024, serão 32 participantes. Os jogos começam em 11 de julho, na primeira fase do processo seletivo. A final está marcada para 21 de maio do ano que vem no estádio San Mamés, em Bilbao, na Espanha.
- Grandes odds – aqui terá retornos potenciais elevados
- Excelente bônus inicial – até 600 reais para novos apostadores
- Aplicativo 22Bet ótimo – em segundos irá encontrar o mercado
Fase de grupos mantém nome, mas vira um só bloco
Se até a versão anterior o estágio inicial da Europa League contava com oito grupos com quatro times cada, agora, isso não existe mais. Todas as 36 equipes formarão um só bloco. Irão disputar, na primeira etapa, oito partidas. Quatro como mandantes e quatro como visitantes.
Ao final desse processo, que será concluído apenas em janeiro do próximo ano, os oito primeiros colocados terão direito a seguir diretamente para as oitavas de final. Quem terminar entre a nona e a vigésima quarta posições, também avançará na luta pelo título. Entretanto, terá que passar antes pela fase de 16 avos de final.
A segunda etapa da competição será realizada em fevereiro. Os oito sobreviventes se juntam aos oito pré-classificados nas oitavas de final, previstas para março. As quartas de final estão previstas para abril e as semifinais acontecem já em maio.
Torneio reserva vagas para eliminados na Champions League
Dos 36 participantes da Europa League 2024/2025, apenas 13 estão definidos. No entanto, as 23 vagas restantes não serão completadas no processo seletivo para a competição. Onde lugares estão reservados para times que serão eliminados na competição qualificatória para a Champions League.
Os times que já têm lugar certo na grande fase de grupos da Liga Europa são:
- Olympiacos (Grécia), vencedor da edição passada da Liga da Conferência Europeia
- Manchester United (Inglaterra)
- Tottenham (Inglaterra)
- Athletic Bilbao (Espanha)
- Real Sociedad (Espanha)
- Eintracht Frankfurt (Alemanha)
- Hoffenheim (Alemanha)
- Roma (Itália)
- Lazio (Itália)
- Nice (França)
- Lyon (França)
- AZ (Holanda)
Esse bloco será engrossado por sete times que alcançarem a fase de playoffs valendo um lugar na Champions League e quatro que caírem um pouco mais cedo, na terceira etapa para a principal competição de clubes do Velho Continente.
Seletiva para Liga Europa começa com 12 times
Com 13 times garantidos na Europa League e 11 vagas reservadas para times que fracassem na busca por um lugar na Champions League, restarão 12 lugares a serem preenchidos por meio de um processo seletivo. Ele começa em 11 de julho com 12 participantes. São eles:
- Pafos (Chipre)
- Elfsborg (Suécia)
- Wisla Krakow (Polônia)
- Paks (Hungria)
- Corvinul Hunedoara (Romênia)
- Botev Plovdiv (Bulgária)
- Ruzomberok (Eslováquia)
- Zira (Azerbaijão)
- Tobol (Cazaquistão)
- Maribor (Eslovênia)
- Sheriff Tiraspol (Moldávia)
- Llapi (Kosovo)
Segunda etapa também tem uma dúzia de pré-classificados
O primeiro estágio do processo seletivo levará seis times para o segundo passo. Eles se juntarão a 12 times que ganharam o direito de começar sua caminhada nessa etapa. Os pré-classificados são:
- Ajax (Holanda)
- Braga (Portugal)
- Cercle Brugge (Bélgica)
- Kilmarnock (Escócia)
- Rapid Viena (Áustria)
- Vojvodina (Sérbia)
- Trabzonspor (Turquia)
- Molde (Noruega)
- Silkeborg (Dinamarca)
- Rijeka (Croácia)
- Panathinaikos (Grécia)
- Maccabi Petah Tikva (Israel)
Fracassados na Liga dos Campeões já entram na briga na terceira fase
A Champions League tem quatro etapas no processo que determina quem poderá preencher as sete vagas abertas para o estágio de grupos do torneio. Quem cair na segunda fase desse processo, ganha uma segunda oportunidade de contar com calendário internacional, entrando na luta por vaga na Europa League na terceira fase de suas eliminatórias.
Serão 14 os times ‘rebaixados’ da Liga dos Campeões nesse estágio. Eles vão se juntar aos nove classificados na primeira fase da seletiva para a Liga Europa e mais três pré-classificados, que são:
- Servette (Suíça)
- Kryvbas Kryvyi Rih (Ucrânia)
- Viktoria Plzen (República Tcheca)
Playoffs contam com 24 participantes
Os nove times que sobreviverem ao terceiro estágio do processo seletivo para a Europa League seguirão para os playoffs, a etapa derradeira da disputa. Nessa fase, ganharão a companhia de seis times eliminados na terceira fase da seletiva para a Champions League, além de cinco pré-classificados. A lista de pré-qualificados tem:
- Heart of Midlothian (Escócia)
- LASK Linz (Áustria)
- TSC (Sérvia)
- Besiktas (Turquia)
- Anderlecht (Bélgica)
Os 12 vencedores desse mata-mata poderão participar da fase de grupos da Europa League 2024/2025.
A criação da Liga da Conferência Europeia, que chega em sua quarta edição, abriu uma nova oportunidade para os times que falharem no processo seletivo para Europa League. Para não ficar sem agenda internacional, podem tentar um lugar no andar mais baixo dos torneios continentais da Europa.
Onde assistir à Europa League 2024/2025
Exibida pela ESPN via TV por assinatura e streaming até a temporada 2023/2024, a Europa League ganhou uma nova casa para a edição 2024/2025. Será mostrada pela CazéTV, no Youtube.
Na TV Aberta, não houve mudança. Os direitos de mostrar os jogos são do SBT, que abre mão das partidas pela fase de grupos. A emissora repassou para a TV Cultura a oportunidade de mostrar os jogos. Assim, só exibe confrontos quando começam os duelos no estilo mata-mata.
Dica de palpite para a Europa League 2024/2025
A dica de aposta para o mercado vencedor da Europa League 2024/2025 é não apostar. Isso mesmo. Afinal das contas, ainda tem muitas vagas em aberto. Elas serão preenchidas por times bem-sucedidos nas eliminatórias para o torneio e por equipes que fracassarem na Champions League. Assim, é melhor esperar a relação final dos 36 participantes para só então fazer uma melhor análise.
Faça sua aposta no vencedor da Europa League 2024/2025
Dessa vez, não será preciso esperar pelo meio do ano. Até o ano passado, os times que ficavam na terceira posição do estágio de grupos da Champions League eram ‘rebaixados’ para Europa League. Acabavam entrando como favoritos no torneio. A partir da versão 2024/2025, isso não existe mais. Assim, será possível ter uma boa ideia de quem serão os maiores candidatos a levar o troféu da Liga Europa logo após a definição dos playoffs.
- Grandes odds – aqui terá retornos potenciais elevados
- Excelente bônus inicial – até 600 reais para novos apostadores
- Aplicativo 22Bet ótimo – em segundos irá encontrar o mercado
- Grandes odds – aqui terá retornos potenciais elevados
- Excelente bônus inicial – até 600 reais para novos apostadores
- Aplicativo 22Bet ótimo – em segundos irá encontrar o mercado