Cruzeiro x Fortaleza: Onde assistir, análise e dica de aposta

Cruzeiro x Fortaleza: Onde assistir, análise e dica de aposta
Dono de 100% de aproveitamento em casa, o Cruzeiro optou por receber o Fortaleza no Espírito Santo

Dono de aproveitamento de 100% atuando no Mineirão e vivendo um momento de ascensão no Brasileirão, o Cruzeiro terá que encarar o Fortaleza no estádio Kléber Andrade, em Cariacica (região metropolitana de Vitória, Espírito Santos). A Raposa vendeu o mando de campo da partida que encerra nesta segunda-feira, 5 de agosto, a vigésima primeira jornada da Série A do Campeonato Brasileiro, a segunda rodada do segundo turno. O pontapé inicial está marcado para 21h (horário de Brasília).

A negociação que causou a mudança de local do jogo foi uma ‘herança’ da gestão Ronaldo, que vendeu o clube para o empresário Pedro Lourenço.  O novo dono do Cruzeiro bem que tentou cancelar a transação e fazer com que o encontro fosse realizado no Mineirão. Encontrou, contudo, oposição do Fortaleza, que fez todo o planejamento para o confronto pensando na viagem para o Espírito Santo.


Onde assistir Cruzeiro x Fortaleza

As organizações Globo adquiriram os direitos de transmissão das partidas de 19 dos 20 clubes que participam da Série A do Campeonato Brasileiro em sua versão 2024. Mostra os jogos pela TV aberta via TV Globo. Por assinatura, as partidas são mostradas pelo SporTV. Em streaming, estão disponíveis no aplicativo Globoplay. No sistema pague para ver, os duelos podem ser acompanhados via Premier FC. A única exceção é o Athletico Paranaense, que tem os jogos em que exercem o mando de campo exibidos pela Cazé TV, no YouTube.


Cruzeiro venceu os oito jogos como mandante

cruzeiro logoTendo investido pesadamente na contratação de reforços, o maior ‘craque’ do Cruzeiro na edição 2024 do Brasileirão tem sido o Mineirão. O time venceu todas as oito partidas que atuou embalado por sua torcida no estádio em Belo Horizonte. É o único time a contar com aproveitamento de 100% como mandante na competição.

Atuando fora de seus domínios, o desempenho da Raposa é bem inferior, mas apresentou melhora recente. Após derrotar o Grêmio, por 2 a 0, em campo neutro, uma vez que o estádio do clube gaúcho segue em reformas, o Cruzeiro voltou a se dar bem em solo adversário no sábado, 27 de julho. No Engenhão, fez 3 a 0 no Botafogo.

O resultado, todavia, foi bem melhor que a atuação. O alvinegro, que acabou perdendo a liderança do Brasileirão com a derrota, teve o controle da redonda por 51% do tempo, construiu maior número de lances que terminaram em oportunidades para disparo (18 a 12), além de liderar com folga o índice de arremates certos (10 a 5). Se faltou quantidade, sobrou qualidade. O Cruzeiro foi fatal nas vezes em que teve chances de marcar.

Logo aos 14 minutos, William abriu o marcador. Ainda na etapa inicial, a vantagem foi ampliada. Obra de Diaz, aos 37 minutos, contando com passe de Matheus Pereira. Na fase final, Barreal fechou a conta aos 32 minutos. Novamente coube a Matheus Pereira dar a assistência. Dessa maneira, a Raposa atingiu a marca de 35 pontos (11 vitórias, dois empates e seis derrotas). Subiu para quinta posição do Brasileirão. Está cinco pontos abaixo do Flamengo, líder.

Além de não exercer, de fato, o mando de campo no encontro com o Fortaleza, o Cruzeiro tem outra preocupação para o confronto desta segunda-feira.  Oito jogadores do elenco estão com dois cartões amarelos. Quem for advertido na partida ficará de fora justamente do clássico com o Atlético-MG, marcado para 10 de agosto. A lista de pendurados conta com o meia Matheus Pereira, o lateral-direito William, o zagueiro João Marcelo, o volante Lucas Romero, o lateral-esquerdo Kaiki, o volante Ramiro, o meia Vitinho e o atacante Rafa Silva. Os quatro primeiros são considerados titulares..


Fortaleza defende sequência invicta de seis partidas

FortalezaNão é apenas o Cruzeiro que vive momento de ascensão no Brasileirão 2024. O Fortaleza também estabeleceu rota de subida. Chegou a seis jogos seguidos sem perder. Não é uma série qualquer. Em cinco dos confrontos, o Tricolor do Pici saiu vencedor. Incluindo o item mais recente dessa lista. No sábado, 27 de julho, em casa, bateu o São Paulo por 1 a 0.

Não chegou a fazer uma grande exibição, contudo, foi melhor ao longo da partida. Teve o controle da pelota por 44% do tempo, criou maior número de chances para disparo (12 a 8), sendo ligeiramente superior na estatística de arremates certos (2 a 1). O gol da vitória foi obra de Renato Kayzer em cobrança de pênalti executada aos cinco minutos da etapa inicial.

Atingiu, dessa maneira, os 36 pontos (dez vitórias, seis empates e três derrotas). Suficiente para ocupar a quarta posição da Série A do Campeonato Brasileiro. Um ponto acima do Cruzeiro, seu adversário desta segunda-feira.

Como visitante, todavia, o desempenho do Tricolor do Pici é bem mais modesto. Aparece na décima segunda colocação do ranking desse quesito do Brasileirão. Dos 24 pontos que disputou fora de seus domínios, conquistou nove (duas vitórias, três empates e três derrotas). Marcou seis gols e teve a defesa vazada 12 vezes.


Dica de palpite para o duelo entre Cruzeiro x Fortaleza

Embora a torcida cruzeirense deva ter ampla maioria nas arquibancadas do estádio Kléber Andrade, é improvável que o público tenha o mesmo efeito das multidões que têm lotado o Mineirão para empurrar a Raposa em direção à vitória. Isso talvez influencie até mesmo a estratégia a ser determinada pelo técnico Fernando Seabra.

Mercado de gols acima/abaixo – Acima de 1,75 tento assinalado

Não que o Cruzeiro irá abdicar de ser ofensivo. Contudo, pode ser um pouco mais cauteloso temendo os perigosos contra-ataques do Fortaleza. O Tricolor do Pici tem números inferiores fora de casa, onde não consegue contar com o apoio de seus torcedores e opta geralmente por tomar maiores cuidados defensivos.