Com a vaga nas quartas de final da Copa América de 2024, que tem os Estados Unidos como sede, a seleção uruguaia volta a campo nesta segunda-feira, 1º de julho, para encarar a equipe dos donos da casa. O encontro faz parte da terceira rodada da chave C. É a jornada final do estágio de grupos da competição continental. Será disputado no estádio Arrowhead, em Kansas City, no Kansas. O pontapé inicial está previsto para 22h (horário de Brasília), assim como a outra partida do grupo, que envolve as equipes de Bolívia e Panamá.
A Celeste começou a disputa da Copa América dos Estados Unidos com o pé embaixo. Colheu vitórias diante de Panamá e Bolívia. De quebra, estabeleceu um excelente saldo de gols. Isso faz com que apenas uma combinação altamente improvável de resultados tire o time uruguaio das quartas de final. Na prática, a equipe já assegurou sua vaga no próximo estágio do torneio continental. Os norte-americanos também tentam chegar lá. Contudo, uma surpreendente derrota, e virada, para os panamenhos, deixou os donos da casa em situação delicada.
- Grandes odds – aqui terá retornos potenciais elevados
- Excelente bônus inicial – até 600 reais para novos apostadores
- Aplicativo 22Bet ótimo – em segundos irá encontrar o mercado
Onde assistir EUA x Uruguai
As organizações Globo adquiriram com exclusividade os direitos de transmissão da Copa América de 2024, sediada nos Estados Unidos, para o Brasil. Os jogos são mostrados, via TV Aberta, pela TV Globo. Por assinatura, todas as partidas serão exibidas no SporTV. Via streaming, a opção é o aplicativo Globoplay.
EUA entram em campo pressionados por possibilidade de eliminação precoce
Embalada pela conquista do terceiro título consecutivo da Liga das Nações da Concacaf, entidade que reúne as federações das Américas do Norte e Central e com a possibilidade de atuar em casa, a equipe dos Estados Unidos era considerada a maior candidata a avançar para as quartas de final da Copa América de 2024, ao lado do favorito Uruguai, via grupo C.
Tudo caminhava bem nessa direção. Na estreia, o time dos Estados Unidos superou a Bolívia sem maiores dificuldades. Marcou 2 a 0 e poderia ter estabelecido vantagem ainda mais ampla. Ficou com a bola por 57% do tempo, construiu mais que o triplo de lances que terminaram em oportunidades para finalização (20 a 6), liderando com folga também o índice de tiros no alvo (8 a 3). Marcou com Pulisic, aos três minutos, e Balogun, aos 43 minutos, ambos no primeiro tempo.
Na quinta-feira, 27 de junho, todavia, sofreu uma derrota inesperada. A equipe norte-americana foi batida, por 2 a 1, de virada, pelo Panamá. O resultado teve forte influência da expulsão de Weah aos 18 minutos. Mesmo em inferioridade numérica, os Estados Unidos abriram o marcador aos 22 minutos. Tento assinalado por Balogun a partir de assistência oferecida por Robinson. No entanto, não contiveram a reação panamenha.
A equipe visitante devolveu a condição de igualdade ao placar quatro minutos depois por meio de Blackman. A virada foi consolidada aos 38 minutos do segundo tempo. Dessa vez, foi Fajardo que marcou após receber passe de Ayarza. Ele sequer havia sido relacionado como titular, mas foi lançado no intervalo na vaga de Guerrero para dar maior poder ofensivo ao time. Estratégia que funcionou.
Nos minutos finais, os Estados Unidos tiveram a chance de voltar a atuar em igualdade numérica. Carraquilla foi excluído aos 43 minutos, deixando o Panamá com dez em campo. No entanto, foi pouco tempo para que os norte-americanos evitassem a derrota. Parados nos três pontos, os donos da casa não deixaram a vice-liderança do grupo C. Entretanto, os panamenhos igualaram sua pontuação. Aparecem no terceiro posto apenas pela desvantagem no saldo de gols.
Situação que deixa os Estados Unidos pressionarem para o confronto com o Uruguai. Qualquer resultado que não seja a vitória abrirá aos panamenhos, que vão encarar a praticamente eliminada Bolívia, a oportunidade para assumir o segundo lugar da chave e seguir para as quartas de final da Copa América de 2024.
Só combinação desastrosa tira Uruguai da competição
Não é possível afirmar que o Uruguai está classificado para as quartas de final da Copa América. No entanto, é matematicamente desprezível a possibilidade de concretização da combinação necessária para tirar a Celeste da competição. Com seis pontos, os uruguaios podem até perder para os Estados Unidos. Casado com uma vitória do Panamá diante da Bolívia, haveria um triplo empate em seis pontos.
Assim, a definição dos classificados seria feita por meio dos critérios de desempate. O primeiro deles é o saldo de gols. O Uruguai ostenta a marca de sete gols marcados a mais que sofridos. Os Estados Unidos têm um gol de saldo. Os panamenhos apresentam déficit de um tempo. Na prática, o Uruguai já pode usar o jogo desta segunda-feira como preparação para as quartas de final.
Suas duas primeiras exibições tornaram o time como o maior candidato ao título da competição continental. Nenhum outro time mostrou futebol com qualidade superior. Na estreia, a Celeste superou a Jamaica por 3 a 1. Estabeleceu vantagem de três tentos, sofreu o gol já nos acréscimos da fase final, quando pareceu se acomodar. Na quinta-feira, 27 de junho, diante da Bolívia, fez ainda melhor. Goleou por 5 a 0.
Bastaram oito minutos para que Pellistri abrisse o marcador. Recebeu passe de Ronald Araújo antes de finalizar. Aos 21 minutos, Nuñez ampliou. Dessa vez, o trabalho de garçom ficou por conta de Maximiliano Araújo. No segundo tempo, De La Cruz serviu Maximiliano Araújo, que marcou o terceiro tento aos 32 minutos. Aos 36 minutos, foi de Pellistri a assistência que permitiu a Valverde fazer o quarto gol da Celeste.
O serviço foi completado por Betancur. Ele fechou a conta aos 44 minutos, contando com passe fornecido por De Arrascaeta, em sua primeira jogada na partida. Havia entrado segundos antes em campo pegando a vaga ocupada por De La Cruz. Betancur também começou o jogo entre os reservas, sendo acionado no lugar de Valverde aos 41 minutos. Sinal de que o Uruguai conta com um elenco qualificado, o que abre ao técnico Marcelo Bielsa a possibilidade de promover amplo revezamento na escalação para o encontro com os Estados Unidos.
Dica de palpite para o duelo entre EUA x Uruguai
É difícil imaginar qual será a postura da seleção dos Estados Unidos. Para obter um lugar nas quartas de final, a equipe precisa ‘espelhar’ o resultado do Panamá. Os seja, se os panamenhos ganharem, precisará derrotar o Uruguai. Se os panamenhos empatarem com a Bolívia, a igualdade será suficiente. Assim, podem partir ao ataque para não deixar espaços para sonhos do Panamá. Ou então, esperarem. Assim, só partiriam ao ataque caso os panamenhos abram vantagem diante dos bolivianos.
Mercado gols acima/abaixo – Acima de 1,75 tento assinalado
No caso do Uruguai, não há qualquer dúvida. O time não abdicará de seu estilo ofensivo. Mesmo que recorra à estratégia de utilizar um time reserva na tentativa de preservar os titulares para as quartas de final.
Faça sua aposta em EUA x Uruguai
Situação que leva à escolha do mercado gols acima/abaixo para servir como base do palpite no encontro desta segunda-feira envolvendo Uruguai e Estados Unidos pela terceira rodada da Copa América de 2024. A indicação é na opção acima de 1,75 tento assinalado. Possibilidade que, se for concretizada, abre a chance de multiplicar o investimento por 1,45 conforme a cotação disponível na plataforma de 22bet.
- Grandes odds – aqui terá retornos potenciais elevados
- Excelente bônus inicial – até 600 reais para novos apostadores
- Aplicativo 22Bet ótimo – em segundos irá encontrar o mercado
- Grandes odds – aqui terá retornos potenciais elevados
- Excelente bônus inicial – até 600 reais para novos apostadores
- Aplicativo 22Bet ótimo – em segundos irá encontrar o mercado