A equipe do Fluminense faz uma das piores campanhas da história da equipe no Campeonato brasileiro. São apenas 6 pontos em 13 disputados, 10 gols feitos e 21 gols tomados. O time venceu apenas 1 jogo, empatou 3 e perdeu outras 9 partidas. Com isso, os torcedores e os analistas esportivos já dão por certo de que a equipe vai brigar até o fim do campeonato para não ser rebaixada. Para voltar a vencer, algo que não acontece há mais de 7 jogos, desde que o time venceu a última partida pela Libertadores da América, a equipe do Fluminense decidiu demitir o campeão Fernando Diniz e para o lugar trazer Mano Menezes.
O técnico de 62 anos chega às Laranjeiras após um tempo afastado dos campos. O seu último trabalho foi no Corinthians, atualmente o primeiro time a frente do Fluminense. Na equipe Paulista, o técnico do Passo do Sobrado, Rio Grande do Sul, fez 19 jogos e venceu apenas 6 partidas. Porém, ele foi um dos grandes responsáveis por ajudar a equipe alvinegra a se manter na primeira divisão do campeonato, após uma campanha desastrosa durante todo o ano de 2023. Ocorre que o começo de trabalho em 2024 foi muito contestado e levou a sua demissão ainda no Campeonato Paulista.
Agora, o gaúcho chega para resolver um problema que parece não ter solução: não deixar que o momento negativo derrube a moral dos jogadores. Apesar do péssimo momento no Brasileirão, o time está nas oitavas de final da Libertadores, onde encara o Grêmio em um duelo brasileiro no dia 13 de agosto. Portanto, o treinador terá mais de um mês para fazer com que a equipe se recupere no torneio brasileiro, tirando o Tricolor das Laranjeiras da posição incômoda em que o ex-técnico Fernando Diniz colocou a equipe.
Do interior do Rio Grande do Sul para a Seleção Brasileira
Mano Menezes apareceu para o futebol como treinador em 2004, como treinador do time do Caxias. No ano seguinte, foi contratado pelo Grêmio, que havia recém caído para a Série B. No Imortal, o treinador foi campeão da Série B, colocando novamente a equipe tricolor na elite. Após duas temporadas à frente do time Gaúcho, o treinador foi chamado para assumir outro desafio: reconstruir a equipe do Corinthians, que cairá para a Série B do Brasileirão.
Logo no primeiro ano, o treinador fez um ótimo trabalho, trazendo nomes que se tornaram importantes para a história do Corinthians, como William, André Santos e Chicão. A frente do time paulista, o técnico conquistou o seu segundo título da Série B, além de chegar a final da Copa do Brasil daquele ano. Na temporada seguinte, levou o time do Corinthians até a conquista do Campeonato Paulista e também da Copa do Brasil de 2009. No elenco, o treinador tinha jogadores como Ronaldo e Elias, grandes nomes do futebol.
Após um começo de temporada em 2010 um pouco abaixo, o treinador foi convidado pela direção da Confederação Brasileira de Futebol para ser treinador da Seleção Brasileira. O convite, é bom lembrar, veio depois que Muricy Ramalho, grande nome da época, havia se negado a assumir o comando da amarelinha. O Gaúcho, ao contrário do companheiro de profissão, assumiu o desafio e comandou o time do Brasil do meio de 2010 até 2012, sendo demitido após um fiasco na Copa América.
Um treinador que já deu a volta ao mundo
Assim que deixou o comando da seleção brasileira, assumida por Felipão, o treinador foi convidado para trabalhar no Flamengo. Essa foi a sua primeira passagem na capital do Rio, onde permaneceu por 21 jogos, vencendo apenas 8 e se sagrando campeão da Copa do Brasil. No ano seguinte, retornou para São Paulo para treinar novamente o Corinthians, depois foi para o Cruzeiro e decidiu tentar a sorte em outros solos, partindo para treinador do time do Shandong Luneng da China.
Na equipe chinesa, Mano Menezes permaneceu apenas 21 jogos, saindo logo em seguida para assumir o Cruzeiro. A frente da equipe celeste, o treinador conquistou mais duas taças da Copa do Brasil, sendo ele um dos treinadores que mais foram campeão da taça nacional. Em 2018 o treinador deixou a equipe Mineira, que no mesmo ano caiu para a Série B, e assumiu o Palmeiras, mas a história com o alviverde durou apenas 20 jogos.
Em 2020, o gaúcho foi se aventurar no Bahia, no Tricolor de Aço, equipe que treinou por 21 partidas até receber uma proposta irrecusável do mundo árabe, se transferindo para o Al Nassr no mesmo ano. Voltou 2 anos depois para o Brasil, para assumir o Internacional e levar a equipe colorada ao vice-campeonato do Brasileirão de 2022 e até a semifinal da Copa Libertadores da América, em 2023.
Mesmo com o bom trabalho, Mano Menezes não teve seu contrato renovado e o Corinthians surgiu como interessado no seu trabalho, novamente. Porém, na terceira passagem pela equipe paulista, o treinador não conseguiu repetir os bons números que marcaram seu nome na história alvinegra, e saiu da equipe pelas portas do mundo. Ficou cerca de 6 meses sem assumir nenhum time, até agora.
Em sua segunda passagem no Rio, treinador tem uma missão dura
Conhecido por assumir trabalhos desafiadores e pela sua coragem, o técnico Mano Menezes vai para mais um desafio. Agora, a missão é salvar o Fluminense, atual campeão da Libertadores, da Série B do próximo ano. A equipe está em último na tabela e não vence há 7 jogos. O treinador pega um elenco que se sagrou campeão no ano passado, mas que vinha tendo dificuldades para superar os adversários em solo nacional.
Mano Menezes vai reencontrar com Renato Augusto, jogador que treinou quando esteve no Corinthians, e foi contratado pelo Fluminense para ser uma das estrelas do time neste ano. Outros nomes que o treinador vai encontrar são os veteranos Thiago Silva e Marcelo, jogadores que conhece da época da seleção brasileira. Em sua segunda passagem pelo Rio de Janeiro, o treinador tem a chance de fazer diferente e se consagrar na equipe do Fluminense, salvando a equipe do rebaixamento e buscando o bicampeonato da Libertadores.