Philippe Coutinho está de volta ao Vasco da Gama

Philippe Coutinho está de volta ao Vasco da Gama
Faltam apenas alguns detalhes para o Vasco da Gama anunciar Philippe Coutinho de forma oficial.

Cria do Vasco da Gama, o atacante Philippe Coutinho está de malas prontas para retornar a São Januário. Pertencente ao Aston Villa, mas defendendo atualmente a equipe do Al-Duhail, time do Qatar, por empréstimo, o jogador tem acerto encaminhado com a equipe do Vasco da Gama e seu nome deve ser anunciado nos próximos dias. O jogador chegou a um acordo após meses de conversas, tempo em que o próprio presidente do clube, o ex-jogador e ex-comentarista Pedrinho, liderou as negociações.

A expectativa da torcida e dos jornalistas é que o nome do atacante seja anunciado no dia 3 de julho, próxima quarta-feira, e que ele comece a treinar com o elenco ainda essa semana. No entanto, vale destacar que Coutinho só poderá entrar em campo vestindo a camisa do Vasco a partir do dia 10 de julho, sendo o período em que a CBF abre as inscrições para os jogadores contratados por clubes brasileiros. Até lá, o jogador deve fazer um trabalho de recuperação para recuperar o condicionamento. A última partida do jogador foi em 18 de maio, há quase 2 meses.

Com a chegada do jogador, a equipe de São Januário deve subir de patamar e começar a almejar posições melhores no campeonato. Ao lado do meio-campista Payet, o jogador de apenas 32 anos tem tudo para ser um dos destaques do futebol brasileiro. Na última temporada pela equipe do Qatar, o jogador fez 9 gols em 19 jogos, além de ter dado 4 assistências. Aos interessados no futebol brasileiro, a equipe do Vasco da Gama, com a chegada de Philippe Coutinho, passa a ser uma das candidatas ao título.


Jogador chega por empréstimo de um ano

Adquirido pelo Liverpool por 13 milhões de euros e transferido para o Barcelona por 145 milhões de euros, 5 anos mais tarde, o jogador foi contratado pelo Aston Villa em janeiro de 2022 pela bagatela de 20 milhões de euros. No entanto, o jogador não conseguiu se encontrar no time e perdeu espaço para o jamaicano Leon Bailey. Assim, foi emprestado para o Al Duhail em setembro de 2023. Com contrato até junho de 2026, o jogador decidiu que retornar ao futebol brasileiro seria uma excelente opção para sua carreira, escolhendo o Vasco da Gama para isso.

Mesmo com oferta de compra em definitivo e com a possibilidade aberta pelos dirigentes do Aston Villa de liberarem o jogador sem custos, ele optou por ser emprestado ao Vasco da Gama por um ano. A equipe do Rio ainda terá o direito de aquisição do jogador, com um valor estipulado em contrato. Assim, o jogador deve assinar com o Vasco da Gama até julho de 2025, quando um novo contrato será discutido ou a possibilidade da equipe do Vascão adquirir o jogador de forma definitiva.


Coutinho ainda traz dois novos reforços

Além da chegada de Coutinho, a diretoria do Vasco também planeja o anúncio de outros dois nomes para a equipe. Trata-se do atacante Alex Teixeira e do meio-campista Souza. Ambos chegam para assinar com o Vasco da Gama por um pedido de Coutinho, que vê nos dois ex-companheiros de base grandes aliados para fortalecer a equipe e ajudar o Vasco a brigar por títulos. Os dois foram revelados pelo time de São Januário e fizeram parte da geração dourada de 2008, da qual Coutinho também fez parte.

Os dois jogadores estão sem clube e chegam sem custos para a equipe cruz-maltina. Enquanto a última equipe de Alex Teixeira foi justamente o Vasco da Gama, onde jogou a temporada do ano passado, o volante Souza estava no Basaksehir, uma equipe Turca. Com passagens por Porto, Grêmio, São Paulo e Fenerbahçe, o jogador de 35 anos chega para trazer mais equilíbrio para o meio de campo do Vasco da Gama. Enquanto o ataque retorna para apagar a má impressão deixada na temporada do ano passado, quando marcou apenas 4 gols.


Carreira de muitos gols e assistências

A passagem de Coutinho pelo Vasco da Gama foi meteórica, quando apareceu na equipe já como futuro reforço da Internazionale. Na época, com apenas 17 anos, o jogador assinou com o time da Itália e jogou pelo Vasco de forma emprestada. Foram 43 jogos pela equipe profissional do Vasco, com 5 gols marcados e 2 assistências. O período, ainda que curto, em que o jogador vestiu a camisa do Gigante da Colina, deixou saudades na torcida, que passou 15 anos sonhando com o retorno do jogador para os campos de São Januário.

Na Itália, o jogador passou apenas duas temporadas, jogando 31 jogos e marcando 2 gols. Logo na temporada de 2011/2012, foi emprestado para o Espanyol, se destacando no campeonato do país, com 5 gols em 16 jogos. As boas atuações nos gramados da Espanha chamaram a atenção do gigante inglês Liverpool, que contratou o jogador junto a Internazionale. Em 5 temporadas e meia pelos The Reds, o jogador fez 201 jogos, marcando 54 gols, dando 44 assistências, ajudando a equipe a chegar a final da Liga Europa da temporada 2015/2016.

Mesmo sem conquistar um título pela equipe inglesa, o jogador chamou os olhos do gigante Barcelona, que busca peças de reposição com a saída de Xavi. Foi contratado por impressionantes 135 milhões de euros, quase 10 vezes o valor que o Liverpool pagou a Internazionale, chegando ao time da Catalunha como um dos grandes nomes do futebol mundial naquele ano. Logo na sua temporada de estreia, o jogador fez 10 gols em apenas 22 jogos, dando ainda 6 assistências. No ano seguinte, foram 54 jogos com 11 gols e 4 assistências.

No entanto, com problemas financeiros, com a queda de receita dos anos seguintes, o Barcelona teve que passar a emprestar o jogador, emprestado o jogador para Bayern de Munique, onde ele fez 38 jogos e 11 gols, conquistando a Champions League de 2019/2020 pela equipe alemã, além do Campeonato Alemão e a Taça da Alemanha. Voltou ao Barcelona por mais duas temporadas, até ser emprestado e, posteriormente, vendido em definitivo para o Aston Villa em 2022. Agora, o jogador retorna para o Brasil, de onde saiu ainda jovem para ajudar o Vasco a reencontrar a glória.